Angela Merkel: por que nós devemos admirar lideranças como a dela?

Angela Merkel

Você já parou para pensar que muitas vezes quando pensamos em uma figura para ocupar um cargo de liderança esperamos que essa pessoa seja incisiva, enérgica, cheia de opiniões e que movimenta multidões?

Essa descrição passa longe de Angela Merkel, uma das maiores e mais inspiradoras lideranças da nossa atualidade, que foi considerada pela Forbes 10 vezes consecutivas a mulher mais poderosa do mundo.

Merkel tem uma postura moderada, é muito séria, disciplinada e não é muito de aparecer para a mídia. Neste mundo em que vivemos hoje onde as pessoas estão apaixonadas por ideologias e atropelam umas às outras, gritam e discutem, líderes como Angela Merkel são cada vez mais necessários.

Se você quer saber mais sobre essa líder, entender como ela conseguiu ser admirada pelo mundo como um exemplo de liderança e saber mais sobre o seu legado de união e realismo, confira tudo neste artigo!

Quem é Angela Merkel?

Angela Merkel foi chanceler alemã por 16 anos, de 2005 a 2021. Ela é a terceira líder a ficar mais tempo na chefia do estado, depois de Otto von Bismarck, no século 19, e de Helmut Kohl, seu padrinho político, de 1982 a 1998.

Descrita como uma líder conciliadora, agregadora, pragmática, que ouve mais do que fala e muito competente para lidar com crises, ela enfrentou grandes momentos de instabilidade durante o seu período à frente da Alemanha:

  • a crise financeira internacional de 2008
  • a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014
  • a crise dos refugiados na Europa entre 2015 e 2016
  • a pandemia da Covid-19

Merkel foi a primeira mulher a comandar a Alemanha, sendo eleita 4 vezes seguidas. Em 2021, decidiu não se candidatar novamente, mesmo com um altíssimo índice de aprovação, encerrando um ciclo de 16 anos.

Antes da política

Angela Dorothea Merkel nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 17 de julho de 1954. Merkel tinha apenas algumas semanas de vida quando a sua família se mudou para a antiga Alemanha Oriental, onde cresceu, estudou e trabalhou.

Ângela estudou Física entre os anos de 1973 a 1977 na universidade Karl Mark, em Leipzig. Além disso, ela também se tornou Doutora em química quântica, em 1986, e antes de entrar para a política, ela trabalhou como pesquisadora na Academia de Ciências da Alemanha Oriental, em Berlim.

Sendo assim, a sua vida política começou somente depois da queda do Muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989. Durante um curto período ela foi porta-voz do primeiro governo democraticamente eleito na Alemanha, em 1990. Neste mesmo ano, Merkel se filiou ao CDU – União Democrata Cristã – e em dezembro  foi eleita para o Parlamento alemão, Bundestag.

Desde então, Angela ocupou os cargos de ministra das Mulheres e da Juventude (1991 a 1994) e ministra do meio ambiente (1994-1998). Em 1998, com a derrota de seu partido, ela foi secretária-geral da CDU de 1998 a 2000.

Angela Merkel na política

A sua primeira tentativa para se candidatar foi em 2002, mas foi em 2005 que conseguiu disputar as eleições e saiu vencedora com uma coalizão entre CDU/CSU E SPD, depois de uma grande disputa pela chancelaria.

Segundo relatórios, essa coligação seguiria um conjunto de políticas das quais algumas se diferiam da plataforma política de Merkel como líder da oposição e candidata a chanceler. Os objetivos dessa união era corte de gastos públicos, aumento de impostos como IVA e imposto de renda. De acordo com Merkel, o principal foco de seu governo era reduzir o desemprego.

Após a eleição de 2005, ela foi reeleita mais 3 vezes – 2009, 2013 e 2017, e no fim de seu mandato, em 2021, após 16 anos como chanceler alemã, ela se despediu deixando um legado de união e realismo.

Por que devemos admirar Angela Merkel

Angela Merkel é um tipo de liderança que não empolga, não é barulhenta. Ela não provoca nenhuma emoção nas pessoas, ela não movimenta as multidões. Ela não tem opiniões fortes, acaloradas. Eu diria até que ela é um pouco monótona, mas no dia em que as pessoas estiverem valorizando líderes como ela, priorizando líderes como ela, será um sinal claro de que a nossa civilização está amadurecendo, está ficando mais racional.

Este mundo em que vivemos hoje é um mundo de guerras, de conflitos, polarizado, regido por uma forma emocional de pensar e agir, onde as pessoas estão apaixonadas por ideologias e atropelam umas às outras, gritam, discutem.

Ou seja, é um um mundo tão emocional que uma liderança como a de Angela Merkel é um remédio para a destemperança atual. E por que eu digo isso? Vamos analisar quais são as características dessa líder, ela é:

  • disciplinada
  • ordeira
  • agregadora
  • séria
  • focada
  • comprometida
  • austera

Isto é, a Angela Merkel é uma pessoa que busca convergência, não se exaspera, não fala alto, não grita, tem responsabilidade com o dinheiro público. Ela é uma pessoa com uma carreira ilibada, faz a liturgia do cargo dela com disciplina, séria no que ela se compromete a fazer. Ela não se envolve.

Podemos dizer que Angela Merkel é uma líder do tipo beta. Eventualmente, ela tem alguns traços de liderança mais fortes, principalmente por ser uma mulher em um cargo de liderança. Líderes beta geralmente tem uma liderança mais apaziguadora, discreta, contida, serena, mas não menos eficiente, com bons resultados.

Se você quer saber mais qual o seu estilo de liderança, assista ao vídeo “Tipos de Líder: Alfa, Beta,Omega” no canal do Youtube:

Além disso, existem outros aspectos importantes para olharmos. Angela tem um modo de vida extremamente simples, você sabia que ela e o marido moram em um apartamento pequeno? 

Hoje em dia é preciso pessoas sensatas, ponderadas na liderança para se cuidar das coisas que realmente importam para as pessoas, como saúde, segurança, educação, fazer uma gestão com discernimento, ter cuidado com o dinheiro público, ter convergência nas ações para construir governos equilibrados, planos sustentáveis.

Enfim, Angela Merkel não é uma pessoa perfeita, a questão não é essa, porque sem dúvida alguma ela tem problemas, tem os seus vieses ideológicos, mas ela é uma pessoa moderada, que procura agir com justiça. 

Sendo assim, acredito fortemente que esse tipo de liderança é muito necessária no mundo para que seja possível superar questões como as guerras, os conflitos, entretanto, atualmente está em falta, infelizmente. E é exatamente por isso que o mundo está tão assoberbado e atribulado.

Por fim, deixo aqui uma frase muito marcante de Angela Merkel para refletirmos sobre liberdade e responsabilidade, valores que praticamos e valores no Líder HD:

A liberdade deve estar ligada ao senso de responsabilidade 

Angela Merkel

Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes a desenvolver suas habilidades e os melhores valores, e eu apresento isso através de fundamentos e de uma metodologia inovadora Liderança Evolutiva®.

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Para fechar, não esqueça de seguir o Líder HD em todas as redes sociais! Estamos presentes no spotify, YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin e Telegram!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

×