Inteligência artificial e o impacto no mercado de trabalho

Inteligência artificial no mercado de trabalho

A Inteligência Artificial (IA – Artificial Intelligence) está presente na nossa vida nas atividades diárias mais banais até as mais complexas. Entender o que ela é e como ela impacta a forma que vivemos, é fundamental para entrarmos em uma nova era dos negócios e das relações como um todo.

No blog de hoje você vai entender o que é a IA, como ela vai afetar o mercado de trabalho e o que você pode fazer para não se deixar ser engolido pela nova tecnologia.

O que é a Inteligência Artificial?

Longe de ser uma coisa futurística, a inteligência artificial é um conjunto de tecnologias que, a partir de redes neurais artificiais, algoritmos, conseguem desenvolver algumas tarefas e habilidades referentes e similares à inteligência humana. 

Ou seja, esse campo da ciência estuda formas de desenvolver máquinas capazes de automatizar atividades de forma lógica e inteligente, mas com mais capacidade de repetição, eficiência e agilidade.

Além disso, a IA tem sistemas de aprendizado que fazem com que seja capaz de aprender sozinha através da experiência.

Onde a inteligência artificial está no nosso cotidiano?

Ela está em todos os lugares. Hoje em dia muito da nossa vida está rodeada e, de certa forma, dependente dessa tecnologia. A IA vem como uma forma de apresentar soluções para atividades mais simples e mecânicas que antes precisávamos realizar.

Alguns exemplos de como a IA já faz parte da sua vida e já está totalmente incorporada à nossa realidade são, provavelmente você não digita mais uma senha para destravar o seu celular, você usa o reconhecimento facial; câmeras de vigilância; processamento de linguagem natural (PLN); análise de comportamento do consumidor, os famosos algoritmos e trackers. 

Segundo dados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um estudo Global” do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), que ouviu diversos líderes de tecnologia do Brasil, 48% acreditam que nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs. 

Ainda, o estudo informou que, para 64% desses líderes, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos. E que em 2021, os setores que mais foram impactados pela IA foram de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%).

O mercado de trabalho, a lógica dos negócios estão mudando cada vez mais rápido e se você e sua empresa não entrarem na sintonia da inovação, vocês podem ser engolidos. Porém quem tem o desejo e a determinação para construir o futuro, prepara-se sempre para o novo.

Será que a inteligência artificial vai roubar o seu emprego?

O mundo sempre esteve em constante mudança, mas agora a questão é que a frequência está aumentando e a tecnologia potencializa tudo ao seu redor. Eu costumo dizer que o dinheiro e a tecnologia não fazem nada, só potencializam o que há de bom e de ruim.

No caso das mudanças atuais, a tecnologia está fazendo essa frequência de ciclos ficar cada vez mais curta, por exemplo, estamos trocando de celular cada vez mais rápido, os softwares estão ficando obsoletos mais rapidamente.

A questão aqui é que os nossos horizontes estão líquidos, tudo está se mexendo e, nesse contexto, temos que compreender que a nossa posição também pode e deve se mexer, não temos mais certeza de nada. Agora, compreender isso, é a coisa mais importante.

Então a Inovação pode tirar, sim, o seu emprego. Com certeza várias profissões vão acabar, a forma de se fazer as coisas vão mudar, mas isso está acontecendo desde que o mundo é mundo.

Por exemplo, um dia já existiu a profissão acendedor de lampião. Uma pessoa era responsável por acender as lamparinas. Mas, então, veio a luz elétrica, os postes de iluminação equipados com um detector de luz chamado relé fotoelétrico.

Enfim, nada de novo está acontecendo. Então por que pensar que o mundo está acabando para você?

Tudo que você pode fazer sobre isso é se preparar, estudar, empenhar-se para lidar com essa nova realidade e novas necessidades do mundo. O óbvio é que as atividades que são mais operacionais, mais mecânicas, mais repetitivas serão afetadas primeiro, são mais substituíveis para máquinas. 

Mas para tudo tem remédio e o remédio é estar a postos para fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!

Qual o papel do líder dentro deste cenário?

Existe uma coisa fundamental nas pessoas que as máquinas nunca vão conseguir ser, elas nunca serão humanas. Então, os líderes devem promover aquelas habilidades que são mais humanas nas pessoas. 

Então no mundo onde a inteligência artificial está cada vez mais presente, as coisas vão ser mais automatizadas, a tecnologia vai se integrar nos negócios e nas formas de fazer as coisas, tudo que nós podemos fazer pelos nossos liderados é liberar o potencial que eles têm como seres humanos. Essa é a postura do líder do futuro.

Se você quer saber como será o líder do futuro, assista ao vídeo:

Mas o que são essas habilidades exclusivas do ser humano? 

A criatividade, ou seja, a capacidade de criar o novo, de enxergar diferente, de ter uma perspectiva fora do tradicional. A capacidade de fazer além do óbvio: é preciso desenvolver as pessoas para que elas consigam trabalhar com coisas que não sejam mecânicas. O olhar humano sobre as questões do negócios: hoje em dia as pessoas querem ver muito além do produto, elas querem saber sobre o processo de produção, sustentabilidade da empresa, correção da marca.

Sendo assim, se você perceber que a tecnologia vai ser incorporada no seu negócio a ponto de tirar um emprego, como líder, você pode se antecipar e preparar os profissionais para o mercado, capacitá-los.

Os líderes também têm um papel social. Uma coisa importante que você deve ter em mente é que quando você coloca um propósito em uma causa mais elevada, isso engaja as pessoas, traz pessoas boas para a sua empresa.

Consequentemente a sua entrega será maior, terá mais resultados, a empresa vai estar conectada com um nível mais evoluído de gestão. 

Por fim, o caminho para isso é você dar exemplo. Então, no seu cotidiano, preocupe-se em capacitar e preparar as pessoas para que elas não fiquem desempregadas, independente se vão estar na sua empresa ou não. Tire seus colaboradores da zona de conforto, desafie-os a ir além de uma atividade operacional.

Nós somos responsáveis pelas pessoas, pela comunidade que está girando em torno da gente, que está ao nosso redor. 

Quer ouvir um conteúdo completo e com uma abordagem fora do comum sobre esse tema? Ouça o #LHD Responde – A inteligência artificial vai tomar o seu emprego?

Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Para receber mais dicas sobre como liderar em alto nível e alcançar resultados cada vez melhores, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

×