Você sabia que o líder que tenta cativar as pessoas não é um bom líder? Tem muito mais por trás dessa palavra do que você pode imaginar. Neste blog vou te explicar isso e te mostrar porque você não deve liderar desta forma!
O significado da palavra
“Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas” Você com certeza já ouviu essa frase no livro do Pequeno Príncipe de Anthony Saint-Exupéry. Essa obra tem muitas lições sobre liderança, mas existe uma pegadinha nessa frase: a palavra cativar.
Para você entender, vamos olhar o significado da palavra cativar no dicionário.
- Tornar(-se) cativo; prender(-se) física ou moralmente; sujeitar(-se), submeter(-se);
- Granjear a estima ou a simpatia de; atrair, encantar, seduzir;
- Manter ou conservar sob seu domínio ou poder.
A etimologia, ou seja, a palavra cativar vem do latim captivare que significa “tornar alguém servo, aprisionar, colocar alguém em cativeiro”. Portanto, podemos perceber que a origem e o significado central dessa palavra é estabelecer uma relação onde o outro fica aprisionado a alguém de alguma forma.
Muitos líderes costumam fazer isso de forma consciente ou inconsciente. E eles acabam criando uma relação de dependência com as pessoas e isso acaba prejudicando o crescimento do outro.
5 formas de cativar uma pessoa
Mas cativar é muito mais complexo do que costumamos debater. Existe mais de uma forma de fazer isso e algumas delas chegam até mesmo a ser perversas. Então, confira quais são e repare bem se você não está fazendo isso e sendo um líder tóxico.
Emaranhamento emocional
A primeira maneira diz sobre você ter uma relação difícil, de muito desgaste emocional, de muita discussão. Normalmente, esse líder se impõe sobre o outro.
Então, do ponto de vista emocional, a outra pessoa sempre fica aprisionada a ele, ela não pode se expressar, não pode falar o que pensa. Sendo assim, esse tipo de relação diminui muito o liderado.
Dependência financeira
A segunda forma é estabelecer uma relação onde o outro vive só do dinheiro que você paga a ele. Com isso, você pode acabar usando esse artifício de uma forma um pouco perversa, porque faz com que a pessoa dependa de você.
Mas você pode estar se perguntando, “o Michael está falando do salário?” Sim, mas se você me segue a mais tempo sabe que eu sempre digo que trabalho é muito mais que executar tarefas, é sobre ver e ter um significado naquilo que se realiza.
Portanto, quando eu falo sobre essa dependência financeira no ambiente de trabalho, estou me referindo a não deixar que a pessoa doe seu tempo, que ela faça outra coisa, é querer ter exclusividade sobre ela.
Dependência de favor
A terceira forma fala sobre aquele líder que sempre faz algo para o seu liberado esperando a contrapartida, ele está sempre criando uma relação onde o outro está em débito.
Inclusive tem uma coisa interessante, mas que chega a ser perversa. Muitas empresas que treinam um profissional fazem com que eles assinem um termo para poder ficar presos ali durante um determinado tempo. Como se chama isso senão cativeiro?
Sedução
A quarta forma de cativar as pessoas é através da sedução, isso mesmo. Alguns líderes se colocam numa posição de adoração, de poder, gostam quando são bajulados, venerados. Eles criam essa atmosfera e os liderados ficam no entorno reverenciando esse ser “intocável”.
Essa é uma maneira terrível de liderar, porque você se coloca na posição muito alta e os outros ficam apequenados. Mas, na verdade, uma boa liderança tem que fazer o inverso, ou seja, colocar as pessoas para cima.
Controle excessivo
A quinta maneira é clássica e mais usual. É sobre o líder que tem um controle excessivo, cria processos e procedimentos e formas de se relacionar com a equipe que é sempre controladora.
Então, ele sempre está policiando cada detalhe, comportamento, escrevendo o passo a passo e, com isso, não deixa muita margem para a pessoa se expressar, fazer como ela gosta.
Desta maneira, se você controla, dirige, aprisiona alguém, a pessoa perde a autonomia, ela fica dependente. Além dessa atitude impedir a evolução dela, exige muita energia do líder, porque ele tem que, constantemente, orientar, dizer o que ela tem que fazer.
Muitas vezes as pessoas acabam cativando o outro sem perceber. Então, a partir do que você leu aqui reflita bem sobre todas essas atitudes que aprisionam as pessoas. Tomar consciência disso é muito importante para evitar esses comportamentos e ter uma relação melhor e mais aberta com o outro.
Além disso, nesse vídeo eu conto 4 práticas para você não ser um líder cativante!
Para finalizar, invista sua energia para dar ainda mais autonomia à sua equipe e respeite a individualidade do outro. Cada ser humano é um universo. Cada pessoa tem um potencial incrível de fazer várias coisas, basta que elas queiram e que alguém as apoie. Esse é o papel de um bom líder.
Agora, uma Dica Líder HD: ouça o episódio incrível onde eu conto a história do Pequeno Príncipe com a participação de toda a família MikeZiTom, nela tem muitas lições de liderança e autoconhecimento. É só dar o play e viver essa experiência mágica!
Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®.
Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!
Por fim, não esqueça de seguir o Líder HD em todas as redes sociais! Estamos presentes no spotify, YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin e Telegram!