Demitir um funcionário é uma das coisas mais difíceis para quem lidera. É claro que você deve fazer o máximo para evitar isso, mas se tiver que fazer, existe uma forma que não deixa traumas em quem sai nem passivos para a empresa.
A maneira que você demite uma pessoa manda um recado para dentro da empresa. Se não tiver cuidado, pode mandar uma mensagem que é ingrato com quem ficou ali tanto tempo. Por isso, você deve sempre optar por fazer da maneira mais gentil possível!
Quais os motivos para demitir um funcionário?
Primeiramente, não existe uma resposta única e certa para isso. Você como líder deve avaliar várias questões que podem ter feito com que você pensasse nessa possibilidade, porque algo está te incomodando nesse colaborador.
Entretanto existem algumas situações comuns que levam à demissão de uma pessoa:
- Traz uma carga negativa para a empresa;
- É difícil de lidar;
- Sempre cria dificuldades nas tarefas e com a equipe;
- Não engaja nos projetos – mesmo depois de conversas e estímulos;
- Não cumpre seus deveres profissionais.
Lembrando que essas características podem estar relacionadas a uma pessoa tóxica. Se você quer saber quando deve demitir uma pessoa tóxica, assista ao vídeo do meu canal no YouTube:
4 dicas para fazer uma demissão gentil
Muitas pesquisas e artigos científicos já demonstraram que ser demitido é uma das piores experiências que um ser humano pode passar. Depois de perder um ente querido, esse é um dos grandes impactos que uma pessoa pode sofrer. Você como líder pode atenuar essa dor, é só seguir as Práticas HD.
Procure dar feedbacks bem claros para a pessoa antes da demissão
Dê pelo menos 3 feedbacks para a pessoa sendo muito aberto e sincero sobre os pontos que devem ser melhorados. É muito constrangedor ter que desligar uma pessoa sem antes ter dado a ela uma chance de se acertar.
Leia esse artigo e descubra como dar feedbacks assertivos!
No momento do desligamento seja discreto, respeitoso e objetivo
Ter a notícia de uma demissão é terrível para quem recebe. Então, não torne isso pior. Independente do motivo da demissão, não discuta, neste momento seja breve, agradeça a pessoa e seja gentil.
Reveja seu processo seletivo
Existe um erro oculto nas demissões por desrespeito ao código de conduta da empresa. Muitas vezes a contratação é mal feita e o colaborador não se encaixa no perfil da empresa. Portanto conheça a pessoa, seus valores, sua jornada. Isso vale tanto ou mais do que o currículo.
Ofereça apoio para a pessoa que sai
Lembre-se de colocar por escrito as orientações para quem está saindo. A pessoa pode ficar desorientada com a notícia e não se lembrar de tudo o que você disse e alguns enganos podem acontecer.
Uma demissão mal feita se transforma numa ação trabalhista
Michael Oliveira
Caso seja um bom profissional e esteja sendo demitido por questões que não sejam penalidades dentro da empresa, dê uma indicação, uma referência. Isso pode fazer toda a diferença.
Dica bônus
Ouça o EP 016 | Demissão gentil
Neste episódio eu conto uma história real que abalou o Brasil que vai te propor uma reflexão sobre a importância de se fazer uma demissão com respeito, cuidado e acolhimento e as possíveis consequências de não se fazer isso!
Agora que você já entendeu que, independente da situação, do que ocorreu, como aconteceu, uma demissão deve ser sempre gentil, é hora de colocar essas práticas na sua rotina e fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!
Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®.
Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!
Por último, se você quer receber mais dicas para ser um líder transformador, acompanhe os conteúdos do Líder HD! Siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!