É assim que se faz Alta Performance!

As lideranças estão ávidas para saber como construir um time de alta performance e criar um ambiente que realmente promova a alta performance. E para começarmos essa história, eu preciso deixar uma coisa clara: alta performance não é apenas bater metas.

Muitas pessoas acreditam que bater metas é sinônimo de alta performance, mas não é. Bater metas é o esperado, é o básico. As pessoas são contratadas para isso, têm contratos de trabalho e missões a cumprir. Quando você entrega o que foi acordado, isso é o mínimo. Isso significa que você é uma pessoa comprometida, dedicada, disciplinada, que se concentra e faz a sua entrega. No entanto, isso não é alta performance.

Alta performance é quando você vai além disso, quando você entrega acima do esperado, constrói resultados de qualidade e prepara soluções melhores para o futuro. É quando você atende melhor os seus clientes e os surpreende de alguma maneira. Depende da sua área de atuação, mas é quando você se destaca, seja como indivíduo, equipe ou empresa.

Agora, eu quero compartilhar com você 3 coisas extremamente importantes e não convencionais. Dificilmente você vai ouvir falar sobre isso em outros lugares. São palavras de alguém que vivencia e pratica a alta performance no dia a dia!

1° Ponto: Alta performance é uma decisão!

As pessoas escolhem e decidem ter alta performance. O profissional, a equipe, a empresa tomam a decisão de jogar o jogo da alta performance. Esse é o primeiro passo!

Tudo começa com a decisão. Pode parecer algo simples, mas se você não vencer essa primeira etapa, esqueça tudo que estiver neste artigo. Porque se você não decidir ter alta performance na sua vida, jamais conseguirá construir uma equipe de alta performance. Tudo começa com você. E o mesmo vale para uma empresa. Alta performance é uma decisão!

2° Ponto: Alta performance é uma mentalidade

Tem pessoas que se veem fazendo algo melhor, com mais qualidade, com mais entrega, com mais assertividade, e nutrem um pensamento negativo, de exploração, de injustiça. Pensam que estão fazendo muito mais do que lhes pagam. Esse tipo de pensamento mantém as pessoas em um estado medíocre, abaixo da média. São pessoas que não prosperam, que não crescem. Alta performance é exatamente o oposto. É sentir conforto, alegria, se sentir bem ao fazer muito mais do que é esperado. A vida se encarrega de recompensá-lo por isso.

Preste atenção: se você contar moedas, se você apenas entrega o que lhe pagam, se você só faz o esperado, você será uma pessoa comum, terá resultados medianos. Isso não significa que você não terá sucesso, mas jamais experimentará a prosperidade. E prosperidade vai além do lucro. Prosperidade é quando você consegue construir com abundância, quando você ganha bem, quando as pessoas ao seu redor estão felizes, quando seus fornecedores se desenvolvem, quando seus clientes estão satisfeitos, quando você entrega uma experiência maravilhosa. Então, a mentalidade é fundamental.

A pessoa que opera nessa mentalidade não se lamenta, não reclama da vida, não se sente explorada. Essa mentalidade de vitimismo é exatamente o oposto da alta performance. As pessoas que jogam em alto nível buscam avidamente a alta performance e se sentem bem. Elas sentem alegria, se sentem importantes, sentem realização ao fazerem isso. É essa mentalidade que você precisa buscar. Se você não trabalhar a sua mentalidade e não adotar essa postura, dificilmente conseguirá jogar o jogo da alta performance.

3° Ponto: Tenha atitude

O terceiro ponto para jogar esse jogo é a sua atitude. Isso já é uma consequência. Você tomou uma decisão, trabalhou a sua mentalidade, abandonou o vitimismo e passou a apreciar o processo de fazer as coisas com qualidade e entrega. E, como resultado, a sua atitude muda completamente. Começa com a decisão e o pensamento. A sua atitude muda a maneira como você fala, a maneira como entrega o que faz e tudo isso começa no seu comportamento!

A atitude de quem tem alta performance é aberta, proativa, tem iniciativa. É a pessoa que participa, que contribui, que constrói. É a pessoa que pergunta aos clientes se há algo mais que pode fazer. É aquela pessoa que vai até sua liderança, diretor ou empresa e expressa o desejo de fazer algo a mais, de enfrentar desafios maiores.

Essa pessoa busca ir além naturalmente. Esse é o comportamento das pessoas de alta performance. Muitas vezes, líderes e liderados pensam: “Queria ser promovido. O que devo fazer?”. Peça, diga às pessoas que você quer crescer, que você busca mais. Isso é um sinal de desejo e ambição. Se você deseja alta performance para a sua vida, fale sobre isso, porque isso está relacionado à atitude.

Quer mais alguns insights sobre esse tema?

Assista o vídeo: “Como a alta performance pode transformar os resultados”. No vídeo dou mais algumas dicas de como você deve mudar a sua mentalidade.

Os alunos e alunas do Curso Liderança Evolutiva® têm acesso a um conteúdo exclusivo sobre esse tema e muito mais. Quer fazer parte desse mundo? Saiba mais aqui.

Se você quer ter acesso a conteúdos ainda mais transformadores que esse e que vão revolucionar os seus resultados na prática para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores e conheça nossas soluções!

Siga o Líder HD no InstagramFacebookLinkedInYoutubeTikTok e ouça nosso Podcast

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

×